Depressão X Estado de luto

Natália Moraes 5 de agosto, 2015

Perda de entes queridos, término de relações amorosas, perda do emprego, dívidas, e outras diversas situações fazem parte desse contexto.

Em momentos assim, é normal se sentir perdido ou triste. E algumas vezes, as pessoas depositam no outro, até mesmo a responsabilidade dessas situações.

O que eu quero deixar bem claro aqui, é que cada pessoa reage de uma forma, e que cada situação é única. Então para qualquer diagnóstico é necessário que um profissional esteja acompanhando de perto o caso.

Esses dois conceitos de depressão e estado de luto são bem desconhecidos, fazendo com que as pessoas sempre me procurem para esclarecimento.

O estado de luto é uma fase de profunda tristeza que paralisa o individuo diante das atividades que antes eram prazerosas. Ocorre por situações externas, ficamos tristes por que algo ruim aconteceu, afetando assim o nosso estado emocional. Porem é apenas uma fase que tem tempo determinado e sempre um motivo especifico.

Já á depressão e uma doença que tem como alguns sintomas a tristeza, desânimo e angústia, e que pode aparecer por diversos fatores. Geralmente o paciente não sabe por que está triste, e não define um motivo especifico. Quando há uma perda do domínio das próprias frustrações a pessoa fica mais propicia a depressão.

Ambos os casos, dependem muito de cada pessoa.  A depressão pode ser hereditária causando sintomas parecidos com sintomas já registrados na família. E o que mais gera confusão, é que cada um se manifesta de uma forma, por isso que é tão importante um tratamento e acompanhamento sério.

Tem uma frase que eu gosto muito que envolve esse tema de hoje:

“Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.”

Sartre

Só você sabe o peso de cada dor e o medo de cada obstáculo. Como eu sempre digo, as dificuldades estão aqui para nos ajudar a encontrar um novo caminho, uma nova solução. Não importa se você deparou com a depressão ou com um estado de luto. O que importa é o que você esta fazendo com isso!

Quanto mais se cuida da tristeza, do medo, da insegurança, mais completo se fica. Afinal o ser humano é composto por vários sentimentos, e quando se sabe lidar com todos eles, o retorno é imediato.

Sinta medo, e perceba o quanto você é corajoso!

Sinta a tristeza, e perceba o quanto você é feliz!

Sinta a insegurança, e perceba o quanto você é seguro!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Siga Natália Moraes nas redes sociais